domingo, 18 de julho de 2010

Preservação Ambiental

Preservação Ambiental
Vivemos na era da necessidade da preservação ambiental, mais do que importante para a qualidade de vida no planeta, preservar os recursos naturais é vital para o ser humano. A conscientização se faz necessária entre as populações, para que fundamentos gnosiológicos racionais e visão crítica da situação atual sejam ampliados entre todos.
A situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.
Os últimos anos assiste-se a uma evolução epistemológica no foco das atividades ambientalistas, principalmente nas organizações como o Greenpeace. Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado, motivo pelo qual se torna necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado em curto prazo para todo o planeta.
Porém, tomar parte veladamente não contribui em nada para preservação ambiental. É preciso participar, envolver com conhecimento amplo, crítico e sólido, modificando situações.
Portanto, sabe-se que a preservação efetiva do ambiente natural só irá realmente acontecer com a aplicação prática de leis, juntamente com a conscientização e a participação das populações, a fim de se materializar ações que realmente irão garantir a manutenção dos ecossistemas e recursos naturais remanescentes.
(Rafael da Costa Resende).

Nenhum comentário:

Postar um comentário